31 maio, 2016

Fried Chicken com Batatas Doce Douradas

Ei pessoal!

Não, não abandonei minha linda cozinha. Ela continua a todo vapor, todos os dias!

Estava trabalhando em um novo projeto de um novo blog e quis dar uma atenção especial agora no começo, sabemos o quanto é difícil esse mundo "bloguístico" e ha de se emprenhar muito para a coisa fluir não é mesmo! Aliás, deem uma passada por lá pra conhecer minha nova casinha, dessa vez em parceria com meu filhote Pedro, companheirosdeaventuras.wordpress.com 

Estou com várias receitinhas incríveis para trazer pra vocês e essa semana se Deus quiser minha Cozinha Autoral volta ao normal.

Dia desses estava com algumas coxinhas da asa no freezer e sempre preparo as danadas fritinhas. Queria fazer algo diferente e estava, por um acaso, com o livro Economizando com Jamie nas mãos. Dando uma folheada, acabei achando uma receita que me encheu a boca d'agua. Um franguinho bem crocante só que assado! Era aquele! E este ainda leva uma bela batatinha doce como complemento. Fácil rápido e com ingredientes simples!

Caderno e caneta nas mãos!

FRIED CHICKEN COM BATATAS DOCE DOURADAS


Ingredientes:
800g de batata doce
Azeite de Oliva
Sal
2 colheres de sopa de fubá
Mostarda
Páprica picante
1500q de coxinhas da asa
Suco de 1 limão
4 dentes de alho amassados
Pimenta do reino
Farinha de rosca
1 xícara de farinha de trigo
água o quanto baste
Cebolinha picada

Faz assim: Pré aqueça o forno a 200°C. Tempere as coxinhas com sal, pimenta do reino, um fio de azeite, suco do limão (pode ser tahiti ou siciliano) os alhos amassados e 1 colher de fubá. Misture muito bem com as mãos e distribua numa assadeira. Reserve. Lave bem as batatas e corte em pedaços uniformes (não tire a casca). Tempere com azeite, sal, mostarda, a páprica e coloque a outra colher de fubá. Misture muito bem e distribua numa assadeira também. Leve as duas assadeira os forno, o frango na prateleira de baixo e a batata na de cima e asse por 20 minutos. Enquanto isso, prepare a massinha de farinha. Coloque a farinha de trigo numa tigela e vá acrescentando água aos poucos, misturando bem com um batedor até obter uma massa mole porém consistente, tem que ficar com textura de um mingau ralo. Tempere com um pouquinho de sal. Reserve. Quando der os 20 minutos, retire a assadeira com o frango do forno e passe a batata para a grade de baixo. Espere as coxinhas esfriarem um pouco e passe cada uma pela massinha de farinha e depois pela farinha de rosca. Vá colocando em uma assadeira limpa. Volte a assadeira com as coxinhas empanadas ao forno e asse por mais uma hora ou até que fiquem bem douradas. As batatas ficarão prontas ao mesmo tempo.

Se você estiver com muita pressa ou, como é o caso aqui em casa, as pessoas preferirem uma friturinha, depois que passar uns 40 minutos do frango empanado no forno, retire a assadeira e frite as coxinhas em óleo bem quente, apenas para dourar rápido. Claro que fica mais crocante do que apenas assado mas o sabor é excelente em qualquer método!



Salpique cebolinha picada  sobre o frango e sirva com as batatas numa linda travessa!

 ** ACOMPANHAMENTO **

O Coleslaw (lê-se côslau) é uma salada muito popular que tem como ingrediente principal o repolho cru. A cenoura também aparace em várias versões. A que faço sempre em casa é muito gostosa e tem o meu toque pessoal. A começar pelo repolho, que uso o roxo ao invés do verde. Acho muito mais gostoso e fica muito mais bonito. 
Faz assim: Pique 1/2 repolho roxo finamente, rale 1 cenoura grande e corte duas maças bem vermelhas em cubinhos com casca. Misture os três numa tigela e acrescente um potinho de iogurte natural. Tempere com sal, azeite, pimenta do reino, umas gotinhas de limão e mostarda. Pode colocar algum verdinho se quiser pra ficar mais bonita, como salsinha, coentro, cebolinha, tomilho, bem picadinho, fica a seu gosto. Misture muito bem e sirva com o frango. Se não gostar o iogurte, pode substituir por maionese!


Comida reconfortante, com gostinho de infância e saudável. Corre que dá tempo de fazer ainda hoje!

Semana que vem voltamos com um delicioso Bolo de Maça!

Beijinhos

Carol Biffi

Nenhum comentário: