19 junho, 2015

Bolinhos de Alho-poró

Esses bolinhos estão ha muito tempo na minha família. Minha vó faz desde que me entendo por gente!

E por incrível que pareça nunca parei pra ver ela reproduzir essa receita pois ela sempre saia na correria do dia a dia e, pra minha vó, era como fazer um arroz, simples e rápido.

Semana passada minha mãe chega da feira com um alho-poró gigantesco e lindo e na hora me bateu saudades do bolinho. Mas dessa vez tirei da minha vó a função de fazer e fui eu pro fogão.

Não vou mentir, não ficou 100% igual ao da nonna e nem nunca ficará pois a mão da minha vó é abençoada! Mas garanto de ficou muito bom! 

Olha que delícia!

BOLINHOS DE ALHO-PORÓ



Ingredientes:

1 alho-poró grande
1 cebola pequena bem picadinha
2 tomates sem pele e sem sementes picados em cubinhos
50g de manteiga
1 colher rasa de sopa de cúrcuma (açafrão da terra)
1 xícara de farinha de trigo
Salsinha a gosto
sal, pimenta do reino
Mozarela cortada em cubos médios
2 ovos batidos e farinha de rosca para empanar

Faz assim: Corte as folhas do alho-poró mas não jogue fora. Lave-as bem, seque e guarde em um saquinho de congelar no freezer, eles servem como um excelente aromatizador de caldos e fundos! Corte o restante do alho-poró em rodelas finas, solte-as com as mãos e coloque em uma peneira. Lave bem em água corrente e reserve, na peneira mesmo, pra escoar toda a água. Numa panela antiaderente larga e alta, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte o alho-poró e cozinhe por uns 3 minutos mexendo de vez em quando. Junte o tomate, a salsinha e os temperos (pode colocar algo mais de tempero que você goste!). Coloque a farinha de uma vez, deixe em fogo médio e cozinhe por uns  minutos até soltar do fundo da panela, mexendo sempre. Tire do fogo, transfira a massa para uma tigela e deixe esfriar. 

Como faz: Com as mãos, pegue um pouco da massa, faça uma bolinha e abra. Coloque um cubinho de mussarela, feche e vede bem e enrole como um croquete compridinho.Após todos enrolados, passe no ovo batido e depois na farinha de rosca.



Frite em óleo bem quente até dourar. Sirva bem quentinho!


Fica mega saboroso, muito bom mesmo. Tem uma textura super característica e você pode variar no recheio!

Façam e me contem!

Beijinhos

Carolina

2 comentários:

Sandra Peres disse...

Já estou imaginando com uma cervejinha amanhã a noite. Receita já na lista de compras.

Dafne Augusto disse...

Que delicia de bolinho meu Deus! amor alho poró. Deve ter ficado incrível carol.

Mil beijos