15 maio, 2015

Food Revolution Day


Pelo quarto ano seguido, o Chef Jamie Oliver, conhecido por usar alimentos naturais e orgânicos nas receitas de seus programas de televisão e restaurantes, encabeça o "Food Revolution Day", iniciativa em prol da alimentação saudável. A ideia é que na sexta feira, dia 15 de maio, as pessoas cozinhem seus próprios alimentos (em vez de consumir fast food ou comidas congeladas ou enlatadas), conheçam melhor sua própria comida e prestem atenção na forma como estão se alimentando.


Seu objetivo é aumentar a conscientização sobre o número crescente de vítimas de doenças ligadas à má alimentação (diabetes, obesidade, insuficiência cardíaca, AVC).


Os Números
 No mundo, existem mais de 43 milhões de crianças com menos de 5 anos que são obesas ou estão com sobrepeso. E, segundo artigo publicado no New England Journal of Medicine, as crianças de hoje são a primeira geração com expectativa de vida menor que a de seus pais, por causa da alimentação errada e do sedentarismo. Preocupante, não é mesmo?!


Por isso, o mote da campanha, que já se espalhou por mais de 90 países, entre eles Áustria, Bolívia, Bélgica, Canadá, Costa Rica e Brasil, (além de Estados Unidos e Reino Unido), é: "Vamos deixar as crianças animadas com a comida". Em cada um desses lugares foi criada uma programação especial para ensinar as crianças a cozinhar (sem perigo). "Meu maior desejo é que todas as crianças conheçam os alimentos. Quer dizer, entendam de onde eles vêm, como cozinhá-los e como eles afetam o corpo", declarou Oliver.
No site da campanha, além de receitas saudáveis e materiais informativos e educativos para pais e escolas, há uma série de informações sobre alimentos e saúde, – por exemplo, a de que crianças que aprendem a cozinhar têm mais chance de possuir uma alimentação saudável e melhor entender como a comida afeta seu corpo. Ele alerta, ainda, que o hábito de cozinhar, normalmente, passado de geração a geração, está sendo substituído pela conveniência dos alimentos processados e industrializados.


"Educando as crianças sobre alimentos de um jeito divertido e engajador estamos equipando eles e as futuras gerações com as habilidades de que precisam para terem vidas saudáveis", diz Jamie Oliver.


No Brasil, cidades como Ribeirão Preto, São Paulo e Campinas também têm programação para a data. Ribeirão Preto realizará, às 21h, uma apresentação de alunos sobre alimentos industrializados, aberta ao público, no SENAC Ribeirão Preto. Em São Paulo, o Espaço Gastronômico Orbacco realizará uma série de aulas com degustação a partir das 14h. Entre os temas debatidos está a de "Revolução na Alimentação", com a consultora de alimentação consciente Nadia Cozzi.


Já o Otto Bistrot, além da feira de produtos frescos e orgânicos, terá oficinas gratuitas como a de 'Comida rápida e saudável', com a chef Bia Goll, às 20h. Para participar, basta comparecer com antecedência na R. Pedro Taques, 129, Consolação. A Disco Xepa, (evento criado pelo movimento Slow Food – que defende uma alimentação mais cuidadosa e saudável), terá um Cine Debate com o filme "A Economia do Desperdício e o Paradigma da Escassez", às 19h, na Praça do Beco – Rua Belmiro Braga, Vila Madalena. E, em Campinas, o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp – Cis Guanabara – contará com palestras das 8h às 19h. A entrada é gratuita, mas vale chegar com antecedência!


A ação está lançada e, apesar de saber que um número grande de pessoas devem torcer o nariz pra quem tem esse tipo de pensamento, acho muito bacana os pais que se preocupam se seus filhos viverão tempo suficiente e saudáveis pra aproveitar e viver tudo que esse mundo tem a oferecer! 

No site do Food Revolution Day, você encontra todas as informações sobre a campanha, pode compartilhar com seus amigos e pegar todas as receitas incríveis que o Jamie preparou especialmente pra essa Data!! Acesse:

Compartilhe, Assine!
Jamie criou uma petição que assinada, terá como objetivo a mudança alimentar nas escolas de muitos lugares. Assine AQUI


Eu me preocupo, e você?
Carolina

Nenhum comentário: