16 março, 2015

Torta de Pêras


Sinceramente, nós aqui não temos o hábito de fazer tortas doce para sobremesa. É um prato que não nos apetece muito. 
Dias desse estava com a fruteira cheia de peras ja ha alguns dias e que precisavam ser usadas logo senão teriam um trágico desfecho. E a primeira coisa que me veio a mente foi bem uma torta. 
Fiz algumas pesquisas pela net pois como não tenho o costume de fazer, não tinha nenhuma receita de prontidão.
Eis que o resultado foi surpreendente. A massa ficou incrível, macia e ao mesmo tempo crocante no ponto e o recheio um caso a parte. 
E logo ja virou receita do meu caderno especial, acho que vai entrar para o Hall das preferidas!

Experimentem, façam sem medo, mesmo que não curta muito tortas doces e peras. Você vai se surpreender como eu!! 

TORTA DE PERAS

Massa:
360g de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
11/4 de xícara de manteiga sem sal gelada
3/4 de xícara de água gelada.

Faz assim: Misture a farinha, o sal e o açúcar. Junte a manteiga gelada em pedacinhos e misture bem com a ponta dos dedos até formar uma farofa fina, sem grumos. Adicione a água aos pouquinhos e vá misturando bem, até adquirir uma massa lisa e homogênea, que não grude nas mãos. Talvez você não use toda a água, não ponha tudo de uma vez. Faça uma bola e envolva em filme plástico. Leve a geladeira por algumas horas ou de um dia pro outro.

Recheio:
6 a 8 peras maduras
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de amido de milho
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de manteiga
1 colher de chá de sumo de limão

Faz assim: Descasque as peras e corte-as ao meio, e cada metade ao meio. Corte as metades em fatias finas. Numa tigela, misture as peras com a canela e o amido de milho. Envolva bem com as mãos todas as fatias. Numa panela, coloque o açúcar mascavo com a manteiga e espere derreter. Junte as peras, o suco de limão e cozinhe em fogo brando até a calda engrossar e as peras estarem macias. Mais ou menos uns 20 a 25 min. Espere esfriar.

Montagem: Divida a masa em 3 partes. Use duas para forrar o fundo da assadeira e uma para cobrir a torta. Forre o fundo de uma assadeira especial para torta, modelando bem a massa com as mãos. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa, decorando da maneira de quiser. O importante é que você faça cortes na parte de cima da massa para que o vapor saia. Pincele com gema e polvilhe açúcar cristal. Leve assar em forno pré-aquecido à 220°C por 15 minutos e após esse tempo, diminua o forno para 180°C e asse por mais uns 20, 25 minutos, até a  massa estar bem douradinha. Retire do forno e deixe esfriar uns 10 minutos para o recheio firmar um pouco.

Sirva sozinha ou com um belo sorvete de creme!



Gente, é muito, mas muito boa! Façam e me contem!!

Beijokas

Carolina

Um comentário:

Anônimo disse...

E ficou muito linda - já vou levando a receita. ;)