25 julho, 2014

Pão Australiano - Aussie Bread

Se tem um pão que eu amo de paixão é o australiano. Quando vou no Outback como mais pão que o prato principal, é muito amor!!

Nunca havia feito pão australiano e vivia procurando uma receita bacana porém, de fácil preparo. Sei que muita gente as vezes deixa de fazer tal receita por ter ingredientes complicados de achar ou por precisar de certo utensílio, e depois de longas buscas cai no blog Desafios Gastronômicos

A receita da Bia Freitag é bem simples de fazer e por ser minha primeira, o resultado foi melhor do que o esperado. O pão fica saboroso e bem macio. Como tinha umas forminhas de mini panetone dando sopa no meu armário resolvi usa-las. E olha, foi um charme a parte, só elogios!!

Olha que belezura!

PÃO AUSTRALIANO



Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de trigo - 300gr
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral - 300gr
  • 2 colheres de sopa  de cacau em pó - 25gr
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo - 60gr
  • 1/4 de xícara de melaço ou mel - 100gr
  • 2 tabletes (30 gr) de fermento fresco ou 1 colher de sopa (rasa) de fermento biológico seco (10gr)
  • 1 1/2 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida - 30gr
  • 1 1/4 xícaras de água morna - 300ml
  • 1 pitada generosa de sal
  • fubá para polvilhar


Faz Assim: Dissolva o fermento em pó ou o fresco em metade da água morna e o açúcar mascavo. Misture bem até dissolver e reserve. Em outro bowl coloque todos os ingredientes secos (farinhas, cacau, sal). Faça um buraco no meio e junte o líquido do fermento, a manteiga (ou margarina) e o melaço (ou mel). Comece a misturar para incorporar (no caso de utilizar batedeira, use aqui a pá de gancho, própria para massas). Enquanto sova, vá juntando o restante da água morna aos poucos, até a massa começar a ficar homogênea (sem grudar). Sove por 5 minutos. Coloque em uma travessa, cubra com filme plástico e deixe em lugar protegido e quente para crescer a massa por 1 hora. Sove novamente e modele os pães a seu gosto. Polvilhe com o fubá e faça cortes na diagonal com uma faca. Arrume os pães em uma assadeira grande e deixe crescer por mais 1 hora. Aqueça o forno a 180 graus e asse os pães por uns 30 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.





Esse pão fica divinal! Mas eu, a pressa em pessoa, como estava ha muito tempo querendo fazer esse pão, tirei um pouco antes do tempo. Poderia ter ficado uns 10 minutinhos a mais. Mesmo assim acabou no mesmo dia, o povo aqui devorou!!

Se você quiser fazer a manteiguinha parecida com a do Outback é assim:
Para fazer a manteiga cremosa: bater a manteiga na batedeira (1 tablete de 200 gr, em pedaços), juntar 1/4 de xícara de água gelada e bater até aerar.

E nosso e-mail mudou! Agora para nos contactar, tirar dúvidas e pedir receitas escreva para 
myflavorsblog@gmail.com

Xoxo
Carol

2 comentários:

Fabiola disse...

Ana, colocar os pães nesta forma ficou um mimo, excelente ideia, adorei. Já fiz com uma receita bem semelhante à sua, é bom demais! bjkas
Fabiola

Carina Mendonça disse...

Eu amei a receita! adoro o pãozinho do Outback e eu devoro ele quase por completo rsrsrs Vou tentar fazer!

Seus pãezinhos ficaram um charme =)

I Love Cupcakes