22 novembro, 2013

Cuscuz Nordestino com Vinagrete

Buenas amores!!

Aqui em casa cuscuz pra nós é aquele que minha avó faz, com farinha de milho, sardinha, colocado na forma de buraco no meio e desenformado depois, o famoso cuscuz Paulista.

Mas, temos também o queridinho cuscuz nordestino, feito na cuscuzeira, com aquele queijinho e manteiguinha de garrafa, maravilhoso também.

O Cuscuz é um prato originário da África, mas precisamente em Maghreb. Foi levado a Portugal entre os anos de 1495 e 1521 e provavelmente chegou em terras brasileiras, trazidos pela família Real.

No começo do mês tivemos o Mesa São Paulo e em uma das aulas, comi um cuscuz nordestino maravilhoso, não feito na cuscuzeira, mas como se fosse uma farofa. Tão simples, e tão maravilhoso que me apaixonei. Comemos como acompanhamento de uma bela Galinha D'angola, mas como cheguei no meio da aula, não consegui pegar a receita da galinha. Mas só o cuscuz já está valendo!!

Eu não tenho a cuscuzeira, mas fiz em uma panela normal só que cozido no vapor. Dá certinho!!

Olha que baba essa receita.



Cuscuz Nordestino com Vinagrete

Ingredientes:
250gr de Kimilho Flocão
2 tomates sem sementes picado em cubinhos
1 cebola grande roxa cortada em brunoise
1 punhado generoso de coentro
sal e pimenta do reino a gosto
Azeite

Faz Assim: Faça o cuscuz conforme descrição na embalagem. Se não tiver a cuscuzeira, pode colocar numa panela ou refratário normal e colocar numa panela pra cozinhar no vapor. Quando estiver pronto, esfarele o cuscuz com um garfo e deixe esfriar. Junte o tomate, a cabela e o coentro e misture bem. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite.

É muito simples e a combinação é simplesmente incrível!!! Vale a pena people!!

Beijocas doces...

Carolina

16 novembro, 2013

Sorvete de Mirtilo

E olha mais um sorvetão ai!

A Lista de sabores pra fazer é bem extensa. E como tinha uma caixa de mirtilos lindos no freezer, ele foi o escolhido da vez.

O sabor do mirtilo fica na medida e a cor do IceCream é um "tchan" a parte.

Lindo para servir aos amigos e fazer um charme, dizendo: Olha, Sorvete de Blueberry, eu que fiz!

Então, corre pegar a sorveteira e preparar essa delícia para a sobremesa do domingão!!



Sorvete de Mirtilo

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
a mesma medida da lata de creme de leite fresco
1 1/2 xícara de mirtilos congelados
5 folhas de hortelã
1 colher de chá de extrato de baunilha

Faz Assim: Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o creme de leite, 1 xícara dos mirtilos, as folhas de hortelã e a baunilha. Leve ao freezer por umas 2 horas para gelar bem. Retire do freezer e leve a sorveteira seguindo as recomendações do seu fabricante. Enquanto o sorvete bate, pegue a 1/2 xícara de mirtilo restante e corte as bolinhas ao meio. Quando faltar uns 5 minutos para o sorvete estar no ponto, junte os mirtilos cortados à sorveteira. Deixe apenas misturar e leve ao freezer por 4 horas ou até endurecer. Tire do freezer uns 5 minutos antes de servir. 

Fica perfeito!! Muito bom sentir o azedinho do mirtilo com o doce do sorvete, eu amei!

Façam e me contem!

Beijocas doces...

Carolina

14 novembro, 2013

Farofa Agridoce de Banana da Terra e Tomilho Limão

Salve amores!

Taí uma coisa que adoro. Farofa. Farofa de todos os tipos, com variados ingredientes, em qualquer refeição. Aliás, eu amo uma farinha. Acho que tenho um pé na terrinha e não sei.

Mas a minha predileta de longe é a Farofa de Banana da Terra. Adoro sentir aqueles pedaços de banana no meio da farinha, com um belo bifão, é bom demais!!

Eu, sempre que faço essa farofa, dou umas variadas nos ingredientes. Mas essa aqui que vou ensinar, é a melhor!!

Fácil, rápida e sucesso garantido. Um coringa na manga para dar uma incrementada nas suas refeições.

Olha que "piece of cake"!!



Farofa Agridoce de Banana da Terra

Ingredientes:
3 bananas da terra
250gr de farinha de mandioca torrada
2 colheres de sopa de manteiga
100gr de bacon em cubinhos.
1/2 cebola roxa bem picadinha
1 punhado de coentro picado grosseiramente
Alguns raminhos de tomilho limão
1 colher de sopa rasa de mel
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto.

Faz Assim: Corte as bananas da terra pela metade, no sentido do comprimento. Depois corte novamente as metades pela metade ( no sentido do comprimento também). E ai pique em pedacinhos. Numa frigideira larga, frite o bacon na manteiga. Quando estiver quase douradinho, junte a cebola e refogue mais um pouco. Acrescente as bananas e refogue por uns 3 minutos em fogo médio. Acrescente o mel e incorpore bem. Junte a farinha e tempere com o sal e a pimenta do reino. Coloque um pouco de azeite, o quanto você achar bom. Eu gosto da farofa mais sequinha então coloco só um fio de azeite. Mas pode por o quanto quiser. Tire do fogo e acrescente o coentro e só as folhinhas de tomilho. Misture bem e sirva quentinha. Decore com um ramo de tomilho. É DIVINA!!!


Você acha fácil a banana da terra nas feiras livres. É um pouco mais cara mas deliciosa para esse tipo de receita! Façam galera, é boa demais!!

Beijokas doces...

Carolina

10 novembro, 2013

Sorvete de Baunilha com Doce de Leite

Eita, e o segundo sorvetão saiu.

Ter uma sorveteira em casa é uma tristeza. A gente fica pensando e bolando combinações mirabolantes e parece que as opções são infinitas...

Por enquanto estou nos básicos e comuns, pra família ir se acostumando e aos poucos vou introduzindo ingredientes diferentes "na moita"!! Dessa vez fui no Doce de Leite.

Pesquisei algumas receitas pela net mas a maioria batia o doce de leite junto com os outros ingredientes, o que deixava a massa homogênea. Mas eu queria sentir o doce de leite separado do sorvete, sentir aquele sabor bem acentuado do doce. Então, fiz diferente. E olha que ficou uma perdição!!!

Saca só como fiz:



Sorvete de Baunilha com Doce de Leite

Ingredientes:
2 caixas de creme de leite pasteurizado
1 xícara de leite
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 lata de leite condensado 

Faz Assim: Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão contando 30 minutos depois que começar a sair a pressão. Tire a lata da panela e deixe esfriar bem antes de abrir heim. Enquanto isso, faça o sorvete.
Bata o creme de leite, o leite, o açúcar e o extrato de baunilha no liquidificador por 2 minutos. Coloque numa tigela tampada no freezer por 2 horas. Após esse tempo, leve a sorveteira seguindo as recomendações do seu fabricante.
Enquanto o sorvete bate, abra sua lata de leite condensado cozido e despeja numa tigela. Bata bem com um fuet para ele ficar bem cremoso. Quando os sorvete estiver quase pronto, faltando uns 5 minutos para terminar, junte o leite condensado cozido e deixe terminar de misturar. O ideal é que fique montes de doce de leite inteiros dentro do sorvete. Leve a massa numa tigela com tampa hermética e leve ao freezer por 10 horas. Seja Feliz!!!

O gosto da baunilha com os tufos de doce de leite intactos é dos deuses!!

Façam que eu garanto!!

E o próximo já está no freezer, aguardem os próximos capítulos!!

Beijinhos Doces

Carolina

07 novembro, 2013

Salada Oriental de Repolho e Maionese Caseira que não dá Xabú!

Esta é uma de minhas invenções culinárias que faz um sucesso lascado aqui em casa.

Assim, não é bem uma INVENÇÃO mas como adaptei ela a minha maneira, peguei os crédito, claro!! E digo oriental porque vão dois ingredientes muito usados na culinária chinesa!

Conheço muita gente que não gosta de repolho mas conheço um batalhão que ama e essa saladinha (apesar de levar maionese) é super leve e saborosa! Pode-se fazer com repolho branco e roxo e dessa vez optei pelo claro.

Uma nota: NÃO USE MAIONESE INDUSTRIALIZADA PARA PREPARAR ESSA RECEITA, ACABA COM A GRAÇA DO PRATO ALÉM DE DEIXAR MUITO MAIS PESADO!

Como sei que meus leitores amam cozinhar não vão se importar de fazer uma maionese caseira "diliça" né?! 

Ouço muito o pessoal dizer que não se arrisca a fazer maionese caseira porque tem medo, porque talha, esses tabus!! Não tenham medo amados, vou ensinar aqui direitinho como fazer sua maionese sem erro!!

Vamos lá??



Salada Oriental de Repolho

Ingredientes para a salada:
1/2 repolho médio
100 gramas de uva passa preta
2 maça fuji ralada com casca
1 pires de ciboullete picadinha
Óleo de Gergelim
algumas folhas pequenas de manjericão.

Para a maionese:
2 ovos
1 pitada de sal
Pimenta do reino à gosto
1 colher de sopa de mostarda
Suco de 1/2 limão (siciliano ou thaiti)
1 colher de café de curcuma (ou açafrão da terra)
1 litro de óleo (calma, não vai usar tudo, mas tem que estar no litro original dele)

Faz Assim: Fatia bem finamente o meio repolho e coloque num bowl. Acrescente as uvas passas e a ciboulette picada. Tempera tudo com um pouco de azeite, um pouco de sal, um pouco de vinagre e o óleo de gergelim. Misture bem e reserve. Agora vamos a maionese: No copo do liquidificador coloque os dois ovos, o sal, a pimenta, o limão, a mostarda e a curcuma. Já esteja com o litro de óleo em mãos. Deixe o liquidificador com a tampa mas sem a tampinha do meio. Ligue na velocidade mais baixa e depois e uns 5 segundos vá acrescentando o óleo em fio, sem parar de colocar e vá observando. Coloque até que sua maionese esteja consistente e firme. Então pare de colocar o óleo e desligue o liquidificador. Pronto! Sem segredos!! Eu não gosto dela muito dura, prefiro uma pouco mais liquida. Acrescente a maionese no repolho, as maças raladas e misture tudo muito bem. Leve a geladeira tampada. Na hora de servir, salpique umas folhas de manjericão por cima e regue com azeite!

Delícia pra comer com um bifão ou um filézinho de frango grelhada para as marombas!! 

Façam e me contem!!

Beijos doces

Carolina

06 novembro, 2013

Inaugurando minha sorveteira - Sorvete de Milho Verde

Oi amores!

Estou mega feliz. Depois de alguns anos pesquisando e sonhando muito, finalmente me joguei e comprei minha sorveteira. O verão está quase dando oi e achei que seria uma boa hora para minha deliciosa aquisição.

Depois de pedir conselhos e dicas (Ve, muito obrigada), optei pela da marca Cusinart que tem excelentes recomendações e realmente, eu amei!



Como o filhote é viciado em milho e ama sorvete de milho verde, inaugurei minha belezura com esse sabor. Vi esse sorvete no Blog da Pati Scarpin, o Tecnocolor Kitchen (blog que amo), e já gostei de cara. Como a Pati disse, a adição de canela dá um gostinho todo especial e lembra muito um cural!

Super curti minha compra e se alguém ai estiver nessa dúvida em comprar ou não uma sorveteira, eu apoio. Eu achei o preço super honesto, não é um trambolho gigante que ocupa muito espaço e é rápida no preparo. E uma das coisas que mais me motivou a compra e que gosto muito é que nos preparos não usamos emulsificantes, conservantes, nada disso. São todos extremamente naturais. Fora que dá pra fazer sorvete, sorbet e frozen!!! O único inconveniente é que quando ela chega tem que esperar umas 10 horas pra congelar o recipiente mágico no freezer. Estou com mil receitas na balha da agulha e não vejo a hora de testar a próxima. 

Mas por hora, comecemos com o de milho, vamos ver??



Sorvete de Milho Verde
(rende 10 bolas)

Ingredientes:

1 lata de milho verde
300ml de leite (ou a mesma medida da lata)
1 lata de leite condensado
240ml de creme de leite fresco
1 colher de café rasa de canela em pó
1 pitada de sal

Faz assim: Escorra o milho numa peneira e enxague com água corrente para retirar resíduos de sal. Escorra bem e coloque no liquidificador com o leite. Bata bem e passe por uma peneira para tirar toda pela do milho. Volte a mistura para o liquidificador e junte o leite condensado, o creme de leite, a canela e o sal. Bata por uns 2 minutos e despeje num pote com tampa. Leve ao freezer por no mínimo 2 horas, até firmar. Tira do freezer, leve a sorveteira seguindo as recomendações do seu fabricante e deixe bater o tempo necessário para encorpar. Na minha levou 30 minutos. Coloque num pote com tampa hermético e leve ao freezer por no mínimo 4 horas. Tire uns 15 minutos antes de servir.

Seja feliz!! E se prepare que terá que fazer outro logo, logo pois em casa só durou dois dias!!

Beijinhos Doce

Carolina