24 agosto, 2013

Chai - O Famoso Chá Indiano

Oi amorecos,

Ha tempos venho querendo provar (e fazer ) o famoso Chai, o chá que os indianos tomam que nem água!!

Finalmente fui atrás do chá preto e fiz minha produção. Pirei, adorei, é muito bom!! Hoje vim aqui ensinar vocês a produzirem também essa maravilha oriental. Bora conferir!!


Chai é o nome do chá indiano, feito com um pouco de leite, açúcar e podendo conter gengibre, cardamomo e outras especiarias.

Da palavra chai, provém o português chá.

Na Índia, o chai é feito com leite e, eventualmente, com condimentos. Muitas vezes, vi os hindus preparando o chai na rua. É muito simples. Eles colocam em uma panela sobre o fogo a quantidade desejada de água, para um copo, dois copos etc. Juntam a quantidade de leite que é quase igual à de água. Colocam a erva do chá preto e o açúcar. Quando sobe a fervura, está pronto! Retiram do fogo e servem. No entanto, o chá preto não deve ferver porque se torna tóxico. Claro que uma leve fervura não faz mal, porém se puder evitar é melhor. Então, sugiro que você coloque a água para ferver antes, desligue o fogo e – só então – coloque a erva do chá preto, o leite e o açúcar. Açúcar branco, é claro! Na Índia nunca vi o tal de açúcar mascavo. Mas se quiser, tome sem adoçar, pois o adoçante artificial é execrável.

Masala tea, ou masala chai, é o que leva especiarias. Existe um composto que se pode encontrar em alguns importadores de condimentos, denominado tea masala. Masala (pronuncie “massála”) é masculino e significa blend. Basta colocar um pouco do pó, a gosto.

Ginger tea, ou ginger chai, é feito com gengibre, o qual deve ser cortado em fatia finas ou ralado e posto na água que vai ferver. Nesse caso, deixamos ebulir alguns instantes para retirar o sabor e os princípios ativos do gengibre, antes de prosseguir na confecção do chai.

Para variar e também para dar uma refrescada no hálito, pode-se acrescentar cardamomo. Ou em pó, ou em sementes. Neste caso, retiramos as sementes da palha e esmagamo-las com uma faca ou pilão.

É de bom tom coar antes de servir, a fim de evitar fragmentos do gengibre ou do cardamomo.



Use um tipo de chá preto forte. As marcas inglesas costumam ser as melhores e são produzidas na Índia. Os melhores chás ingleses são do tipo Assam e Darjeeling, pois deixam o chai encorpado, com boa cor, aroma e sabor. Os chás pretos sul-americanos não devem ser utilizados porque são muito fracos e têm um sabor bem diferente, em nada aparentado com o do verdadeiro chá preto indiano. No Brasil, os chás indianos ou ingleses são muito caros, mas na Inglaterra e nos Estados Unidos são extremamente baratos. Vale a pena fazer uma viagem para se abastecer.

Aqui sou fã da marca Twinings, o melhor chá inglês. Mas não achei o preto em nenhum lugar. Como estava na neura pra provar logo o Chai, fui de Leão mesmo. E ficou muito bom viu!!

Bora preparar essa delicia das Índias????
E um bom chai para você!

Chai - O Autêntico

- 500 ml de água;

- 1/4 de xícara de gengibre ralado.

- 500 ml de leite;

- 5 sementes de cardamomo (ou uma colher de café de cardamomo em pó)

- 2 unidades de canela em pau;

- 6 colheres (de sopa) de açúcar;

- 3 colheres (de sopa) de chá preto (ou 4 saquinhos para infusão)


Faz Assim: Ferva a água com o gengibre, o cardamomo e a canela. Acrescente o leite, o açúcar, misture e deixe ferver novamente. Desligue o fogo e coloque o chá preto para infusão por cerca de 3 minutos. Por último, coe e sirva em seguida.



Obs.: o chai só estará pronto quando a cozinha estiver limpa e organizada.

Eu amei o resultado, é muito saboroso, as especiarias dão um toque fantástico. Virei super fã, uma bebida bem original pra servir aos seus convidados!!!

Espero que façam também, vale a pena meninas!!!

Beijocas

Carolina