21 julho, 2013

Pão Integral com Linhaça e Crosta de Gergelim


Ola Pessoas!


Estou em fase de dieta. O peso acima passou muito da medida e então não tive saída senão entrar em uma dietinha básica. E nessa hora tão trágica da minha vida, vou ter uma companheira de peso durante esse processo e que vai me ajudar muito nas refeições do dia a dia.


A VITAO ALIMENTOS INTEGRAIS, agora faz parte do time do My Flavors, e vai trazer para vocês, tudo que ha de melhor e mais recente no mundo da alimentação integral e saudável.



"Desde 1988 atuamos no mercado de produtos integrais. Iniciamos nossas atividades com a comercialização de farinhas, grãos, sementes e cereais para dietas macrobióticas através da marca Macrobrasil.
Em 1991, a partir da criação dos primeiros Biscoitos Integrais, nasceu a marca VITAO que, até os dias de hoje, desenvolve produtos integrais, naturais e funcionais para atender aos que estão em busca de uma alimentação deliciosamente saudável.
VITAO absorveu a linha de produtos da marca Macrobrasil e assumiu a missão de inovar o mercado de alimentos integrais por meio da constante diversificação de seu mix de produtos.
A filosofia da marca está baseada no Taoísmo, onde VITAO significa “o caminho da vitalidade com equilíbrio”, por isso, desde sua origem, ela mantém o compromisso de oferecer produtos integrais, funcionais, ricos em fibras e em nutrientes naturais, proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos seus consumidores.
Atualmente, possuímos mais de 90 itens em diferentes apresentações e o destaque fica para as receitas preparadas para atender as dietas especiais como, por exemplo, os produtos diet (sem adição de açúcar), light (redução de gorduras), sem glúten, sem lactose e kosher (aprovados pela BDK).
Nossos produtos seguem rigorosas normas de qualidade durante o processo produtivo, o que garante ao consumidor um alimento saboroso, nutritivo, com matérias-primas selecionadas, livre de gordura trans e de ingredientes transgênicos. Por esses motivos, a VITAO é referência nacional quando o assunto é alimentação integral."
A VITAO conta com uma gama vasta de alimentos integrais e 
nos mandou alguns para testarmos e criarmos receitas 
deliciosas. Olha só o que temos:

E para começar os testes dessas maravilhas, escolhi um pão maravilhoso, onde usaremos a farinha de trigo integral e a linhaça dourada. Mas antes da receita, vamos aprender um pouquinho sobre a linhaça?


E após triturar, ela fica assim:


Prontos pra colocar a mão na massa?? Bora lá!!


Pão Integral com Linhaça e Crosta de Gergelim


Ingredientes

3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral VITAO
1 xícara (chá) de farinha de linhaça VITAO
1 colher (sopa) de sal
30 g / 2 tabletes de fermento fresco para pão
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de mel
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 ovo

1/4 xícara (chá) de gergelim branco e preto



Modo de Preparo


 1. Numa tigela grande, misture bem as farinhas e o sal. 


2. Em outra tigela, junte o fermento, o açúcar, o mel, a água e o óleo. Misture bem até dissolver o fermento e deixe repousar por 10 minutos até que se forme uma camada de espuma. 


3. Com as mãos, misture o conteúdo da tigela do fermento com as farinhas até conseguir formar uma bola. Cubra com um pano e deixe repousar por 1 hora e 20 minutos ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.

4. Divida a massa em duas partes iguais. Transfira para uma superfície lisa e com um pouco de farinha. Sove cada massa por 5 minutos. Faça uma bola com cada massa e enrole para que fique ovalada.

5. Unte uma assadeira de 40 cm de comprimento com óleo. Numa tigelinha, bata o ovo.

6. Na assadeira, disponha as bolas de massa, lembre-se que as massas irão crescer, por isso deixe um espaço suficiente para não grudarem. Pincele as massas com os ovos batidos e cubra com uma camada generosa de gergelim e com um pouco de flor de sal (ou sal grosso). Deixe crescer por 30 minutos antes de levar ao forno.

7. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Faça dois cortes paralelos na superfície dos pães, no sentido do comprimento. Leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora



Gente, esse pão fica divino e assa rapidinho, fiquem de olho no forno. A casquinha por fora é bem consistente e a flor de sal dá um toque todo especial!! Perfeito!

E para conhecerem todos os produtos que a VITAO oferece, dá uma passadinha lá no site. Além de conhecer os produtos, tem receitas maravilhosas:


Espero que tenham gostado e façam em casa!! Dúvida já sabem, só me escrever: photo.carolandrade@gmail.com

Beijocas, 

Carolina Andrade